GUEST EDITORIAL | https://doi.org/10.5005/jp-journals-10030-1300 |
A Importância da Enfermagem no Cuidado dos Pacientes Traumatizados
Trauma Team, Hospital Nove de Julho and Hospital Vitória, São Paulo, Brazil
Corresponding Author: Cristiane de Alencar Domingues, Trauma Team, Hospital Nove de Julho and Hospital Vitória, São Paulo, Brazil, Phone: +55 11 98264-6611, e-mail: crismingues@gmail.com
How to cite this article de Alencar Domingues C. A Importância da Enfermagem no Cuidado dos Pacientes Traumatizados. Panam J Trauma Crit Care Emerg Surg 2020;9(3):167–168.
Source of support: Nil
Conflict of interest: None
Keywords: Nursing, Trauma nursing, Trauma nursing care..
O grande poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade escreveu sobre o “Enfermeiro. Servir à alheia dor - gesto profundo que vai humanizando o horror do mundo”. Não encontro melhor definição para a importância da enfermagem no cuidado do doente traumatizado.
A história da Enfermagem em Trauma mistura-se à própria história da Enfermagem Moderna com o pioneirismo de Florence Nightingale na Guerra da Crimeia ocorrida entre 1853 e 1856. Inúmeros foram os desafios por ela enfrentados para a construção da prática da Enfermagem como ciência e, até os dias atuais, muitas barreiras são transpostas diariamente para o fortalecimento da ciência do cuidado, a Enfermagem.
Fazer Enfermagem em Trauma vai muito além do ABCDE; cuidar do traumatizado significa literalmente colocar em prática todos os conhecimentos aprendidos durante a formação, tanto clínicos e assistenciais, quanto gerenciais.
O Enfermeiro que cuida do traumatizado precisa compreender seu papel nesse contexto totalmente interdisciplinar, em que múltiplas especialidades e sistemas precisam estar integrados para proporcionar o melhor cuidado que esse doente requer.
As Sociedades de Enfermagem, Médicas e Multidisciplinares são o espaço onde o Enfermeiro deve se apresentar para discutir as necessidades do doente traumatizado, desde a prevenção até a reabilitação, considerando a sua realidade local e os recursos, muitas vezes inadequados nos países de baixa e média renda. A Sociedade Panamericana de Trauma (SPT) é um dos principais espaços que devemos frequentar para melhorar o cuidado de enfermagem nas Américas.
A Enfermagem em Trauma precisa ser fortalecida em todos os países da América Latina, e esse fortalecimento somente será possível aprimorando nosso conhecimento, aumentando nossas habilidades, e melhorando nossa capacidade de tomada de decisão/raciocínio clínico no cuidar do traumatizado. Enfermagem em Trauma também precisa de reconhecimento. Hoje, na grande maioria dos países latino-americanos, Enfermagem em Trauma não é considerada uma especialidade, mas uma pequena porção da assistência ao doente nas salas de Emergência. Dessa maneira, faz-se necessário não apenas uma melhor capacitação em Trauma, mas também o reconhecimento do papel enorme e essencial que uma Enfermagem qualificada pode oferecer ao doente traumatizado.
Quando me refiro à parte assistencial do cuidado do traumatizado, não me refiro apenas à figura do Enfermeiro de Práticas Avançadas em Trauma, como existe na América do Norte, o que certamente contribuiria para um maior envolvimento e reconhecimento do enfermeiro no cuidado do traumatizado. Considero também a existência de outras opções de programas para melhor capacitação da Enfermagem, entre elas, o próprio Curso de Trauma para Enfermagem da SPT.
Nossa grande fragilidade está na gestão do cuidado. À medida que centros e sistemas de trauma são implementados na América Latina, surge a demanda por Gerentes do Programa de Trauma, Coordenadores de Prevenção, Registradores de Trauma e muitos outros espaços que deveriam ser ocupados por enfermeiros/as. Para isso, faz-se necessária a participação cada vez mais ativa desses profissionais nas Sociedades Científicas de Atendimento do Traumatizado, com a troca de experiências e oportunidades de aprimoramento. O Subcomitê de Enfermagem da SPT, que hoje tem como Chair o Enfermeiro Gaspar Reboredo, e cujos membros são enfermeiros excepcionais que batalham diariamente para o fortalecimento e empoderamento da Enfermagem em Trauma nas Américas, é um local de troca, aprendizado e, mais importante, de parceria. Convido todos(as) os enfermeiros(as) a se juntarem à Sociedade Panamericana de Trauma.
Fazer Enfermagem em Trauma na nossa região é travar uma batalha diária contra todas as fragilidades do sistema, mas cada doente traumatizado que recebe a melhor assistência reforça quão válida e essencial é a Enfermagem!
Profa. Dra. Cristiane de Alencar Domingues
Coordenadora na All Trauma—Soluções em Trauma
Equipe de Trauma do Hospital Nove de Julho e do Hospital Vitória
Diretora de Qualidade/Tesoureira do Comitê de Trauma Brasileiro
________________________
© The Author(s). 2020 Open Access This article is distributed under the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International License (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/), which permits unrestricted use, distribution, and non-commercial reproduction in any medium, provided you give appropriate credit to the original author(s) and the source, provide a link to the Creative Commons license, and indicate if changes were made. The Creative Commons Public Domain Dedication waiver (http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/) applies to the data made available in this article, unless otherwise stated.